sábado, 4 de dezembro de 2010

complexo do alemão.

Good night everyone. Estou aqui, cansada e acabada de fazer prova mas estou viva (ou quase). Antes de sair à tarde, assisti ao programa do Luciano Huck. Não acho o programa uma maravilha mas adoro assistir os gestos tão humanos do apresentador. O lar doce lar de hoje contava a história de uma família que vivia na comunidade de Heliópolis, São Paulo. É realmente uma história linda, de pessoas de baixa renda, com uma casa minúscula porém, sonhos enormes e sorrisos no rosto. E nós ainda reclamamos do que temos. Mas isso não foi realmente o que me deu inspiração a vir aqui. No fim do quadro, Luciano declarou que o programa da próxima semana será gravado no complexo do alemão, onde alguns dias atrás houve uma quase "guerra". O resultado foram tiros e mais tiros, mortes e mais morte e nenhum propósito específico, apenas raiva, ódio e vontade de vencer. Foram usados até tanques militares. Não tiveram piedade de crianças e mulheres. Aterrorizaram inocentes sem qualquer motivo importante. Antes de fechar, Luciano Huck fez um discurso lindo com as seguintes palavras: 
"Hoje você acompanhou um lar doce lar em Heliópolis, uma das maiores favelas do Brasil. Uma comunidade cheia de problemas como tantas outras comunidades e favelas no Brasil inteiro. Aqui atrás de mim, o complexo do alemão. Eu sou paulista. Nascido e criado em São Paulo e vivo aqui no Rio de Janeiro há 10 anos. Hoje falo com verdade que o Rio é uma das cidades mais estupendas do mundo. Um lugar de rara beleza. Um povo de rara ploraridade. Meu trabalho me dá o privilégio de poder andar por todos os cantos dessa cidade. Entender como as pessoas vivem, entrar em suas casas, conhecer os seus prazeres, ansiedades, desejos e sonhos. Tudo isso desarmado. Desarmado de armas, de cargos políticos, cobranças ou qualquer outra intenção. Só pelo prazer de poder ouvir e amplificar as histórias. Estive em quase todas as comunidades pacificadas. Já vi que as coisas por lá, já mudaram. Não tenho dúvidas que as referências para crianças e jovens daqui pra frente, não serão mais os traficantes com fuzis automáticos dourados andando em motos douradas. Eu acredito no Rio. Acredito em comunidades pacificadas. Acredito em escolas, praças, espaços culturais e esportivos em todas as favelas do Rio. Acredito num sistema carcerário que reabilite. Acredito em jovens com pespectiva, independente de onde tenham nascido. Não acredito em duendes. A única solução para esse gargalo urbano e social que vivemos não só no Rio de Janeiro mas na maioria das cidades brasileiras, é libertar todos os bairros e comunidades do poder paralelo. Estabelecer o direito de ir e vir. Recolher as armas. Criar estrutura de lazer que ensinem cultura. Porque a partir daí, deixa que o povo brasileiro sabe cuidar das suas cidades e das suas crianças."
Infelizmente,o cara do nariz enorme tem razão. Não podemos deixar as coisas como estão. É hora de mudar! E como eu disse no primeiro post "all we need is love". Boa noite e até a próxima.

7 comentários:

  1. Penso como você. Também não gosto do programa do Huck (aliás não gosto de nenhum programa nesse estilo) mas ele é um sujeito inteligente e faz reflexões bárbaras. Nascido em família de posses, o Huck muitas vezes alcança sem preconceito nenhum a lingua do povão mesmo.
    Você fez um ótimo post e uma análise perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei o post, o Luciano falou tudo, nem tenho palavras, não curto muito seu programa mas dessa vez ele soube muito bem colocar suas palavras com inteligência.Bom blog, seguirei!Bjos

    wwwmelodiesworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante seu blog, gostei, os textos são de qualidade. Estou seguindo, confira o meu blog e siga também: coisadnerd. blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. all we need is love ²
    seu blog é tãaao lindo.
    beijos S2

    ResponderExcluir
  5. Estou seguindo, siga também nosso blog! Também estamos procurando parcerias. Beijo
    http://coisadnerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Discordo,oque sociedade n precisa de amor,precisa de educação!

    Isso sim,situação do complexo do alemão é bem mais "complexa"

    Sabe quantas escolas publicas tem lá?Quando vc for atras da resposta e achar vera o real problema.Com fim do trafico lá,agora os bandidos ali vão descer a favela vão para ZONA SUL e vao assaltar e dps voltar para sua favela pacificada

    ResponderExcluir