quarta-feira, 24 de julho de 2013

Filmes Disney que marcaram a minha infância

Desde muito cedo eu sou apaixonada por filmes, principalmente os da Disney, que fizeram a minha infância mais feliz. Mas, para ser sincera, eu não era muito fã das princesas como a maioria das meninas. Eu preferia os animais falantes com suas histórias de amizade. Não desmerecendo a fama da belíssima Cinderela que também já me emocionara muito. Ela, a Branca de Neve, a Bela, a Ariel e a Aurora (que eram minhas favoritas). Mas não sei explicar. Eu simpatizava com as coisas diferentes e improváveis. Acho que porque me estimulava mais a imaginação. Os filmes Disney me alimentavam os sonhos e me ajudaram a criar um fixação por tudo que viesse ou pertencesse ao mundo mágico de Walt Disney. Até eu conhecer Orlando e me realizar, era só nisso que eu pensava. Então resolvi criar a lista dos filmes que marcaram a minha infância. Claro que seria impossível listar todos mas aqui vão os mais assistidos:
1. O Rei Leão - É o número um porque é o meu favorito desde sempre. Eu me lembro do dia em que minha mãe chegou em casa com um presente e embrulhado dentro do saco havia um fita VHS de "O Rei Leão". Foi amor a primeira vista. Desde então, eu devo ter assistido mais de um bilhão de vezes. O filme conta a história de um leãozinho chamado Simba, filho de Mufasa, o Rei Leão. O recém-nascido recebe a bênção do sábio mandril Rafiki (o macaco) mas, ao crescer, é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e assumir o trono. Quando Simba se vê injustamente acusado pela morte de Mufasa, sua única chance de salvar sua vida é se exilar das Terras do Reino. Ele encontra abrigo junto a outros dois excluídos, um javali chamado Pumba e um suricate chamado Timão, que lhe ensinam a filosofia do "Hakuna Matata" (sem preocupações em suaíli). Anos depois, ao ser descoberto por Nala, sua amiga de infância, Simba tem que decidir se deve assumir suas responsabilidades como rei ou seguir com seu estilo de vida despreocupado. Minha parte favorita é quando o Simba é encontrado e criado pelo Timão e pelo Pumba. Aquela parte linda em que eles andam encima de um toco de árvore e aparece a evolução do Simba é épica. Maravilhoso, educativo e para todas as idades.
2. O cão e a raposa - "O cão e a raposa" é uma das histórias mais lindas de amizade que a Disney já produziu. Tudo bem que a maioria dos filmes da Disney possuem uma mensagem sobre amizade, mas esse foi realmente um filme que me marcou muito (e que eu também tinha a fita e assisti milhares de vezes). A história fala sobre uma jovem raposa chamada Dodó, que fica orfã depois que sua mãe é baleada e morta por um caçador. Ele é adotado por uma senhora, dona de uma fazenda, passando então a ser tratado como animal doméstico. Fica amigo de Tobby, um pequeno cão de caça, também criança, e pertencente a um mal-humorado fazendeiro que, além de tudo, é um famigerado caçador. Eles se tornam melhores amigos e o resto só assistindo para ver e se emocionar. 

3. Toy Story - Ah gente, fala sério! Quem não ama "Toy Story"? Qual criança da minha época não teve vontade de ter o Buzz ou o Woody? E eu tinha mesmo! Eu tinha o Woody e meu irmão tinha o Buzz e nós brincávamos até dar uma dor. Filme fantástico e cheio de aventuras. "Toy Story" conta a história de um garoto de 8 anos e seus brinquedos que ganhavam vida quando não estavam à vista dos humanos. Woody é considerado o líder dos brinquedos do quarto mas é surpreendido quando Andy ganha um novo brinquedo em seu aniversário: O Buzz Lightyear. O resto você tem que assistir. Mega divertido!
4. Mogli, o menino lobo - "Eu digo: necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais. Eu digo: necessário, somente o necessário, por isso é que essa vida eu vivo em paz." Muita gente pode não lembrar desse filme, não era tão conhecido como os outros filmes da época mas eu vivia cantando essa musiquinha do urso Balu e gravando no meu gravadorzinho vermelho. Esse filme deve ter servido de inspiração para a criação do "Tarzan" porque a história é bem similar. Mogli, um garoto criado por lobos e que vive na selva, é convencido pelo seu amigo Baguera, uma velha e esperta pantera, a buscar segurança no mundo dos homens. Mas Mogli, resistindo à idéia de seu amigo, resolve seguir a filosofia do urso Balu, que gosta de curtir a vida e ser feliz, fazendo o que gosta. Juntos, dão início a uma grande jornada em direção à civilização e encontram no meio do caminho um orangotango maluco, uma cobra com poder de hipnotizar e Shere Khan, um tigre ameaçador. 
5. Pocahontas - Outra fita VHS que não parava de repetir no meu aparelho. Pocahontas é um filme romântico, inspirador e real. A Pocahontas realmente existiu. Foi uma índia, filha de cacique, nascida em 1595 da tribo americana powhatan no estado da Virgínia (EUA). O filme foi lançado pelo sobrinho de Walt Disney e criou muita polêmica. Na época, os índios da tribo alegaram que a produção do filme seria desrespeitoso ao legado da famosa índia. Ahh.. e a verdadeira Pocahontas realmente se casou com um inglês chamado John. Claro que eu não sabia que a história do filme era real mas, quando criança, preferi acreditar que sim.
Atire a primeira pedra quem nunca se emocionou com a Disney. 

0 comentários:

Postar um comentário