terça-feira, 12 de novembro de 2013

S.O.S Manicure


Me digam qual mulher vaidosa que não almeja ter unhas perfeitas? São poucas, quase nenhuma. Eu, por exemplo, adoro cuidar das minhas unhas e colecionar esmaltes, mas sofro bastante com a famosa quebra. Já usei milhares de esmaltes fortificantes e até comentei o problema com a minha dermatologista. A única pessoa que conseguiu amenizar o problema foi a manicure do salão que eu costumo frequentar. 
A salvadora da pátria (Luciana do salão Beulls - Cabelo e Corpo) me ensinou alguns truques bem bacanas que resolvi compartilhar com vocês. São dicas para evitar não só a queda mas alguns outros probleminhas que impeçam que suas unhas fiquem lindas o tempo todo. E aí vão elas:

1. Pintou em casa encheu de bolinhas 
Elas aparecem por causa do calor das mãos. Para evitar e resolver o problema, basta diminuir a temperatura da região. No passado, era comum as mulheres colocarem as mãos dentro da geladeira antes e depois da manicure. Para npassar por essa situação, antes de esmaltar mergulhe os dedos em um pote com água e gelo até que eles esfriem. Ou use spray de cabelo ou secante de unhas na palma da mão. 

2. A cor descascou
Quando o esmalte começa a sair, você pode fazer uma emenda passando uma camadinha da mesma cor, mas só se a parte que saiu for pequena. Caso contrário, o jeito é tirar o esmalte. Uma boa dica é levar na bolsa um potinho de lenços removedores que, além de práticos, hidratam unhas e cutículas

3. Roí demais, e agora?
Não resistiu e roeu a unha até deixar um toquinho logo na véspera daquela festa bacana ou do encontro com o paquera? A solução é rápida e fácil: postiça nelas! Hoje, além das postiças estarem mais naturais, podem ser encontradas em versões autocolantes, esmaltadas e estampadas. Práticas, é só remover o adesivo e aplicar. Vai parecer que acabou de sair do salão! Vale levar a cola na bolsa para usar caso aconteça um imprevisto e a unha solte, viu? 

4. Perdeu o brilho
Opacas, as unhas ficam feias e sem graça - a não ser que o esmalte seja fosco e o efeito proposital, claro. Aplique um extrabrilho após o esmalte e sempre que achar que elas estão sem brilho. Além de deixar a cor muito mais viva, ele aumenta a duração do esmalte na unha, acelera a secagem e evita a formação de bolinhas. 

5. O esmalte borrou, e agora?
As unhas acabam de ser esmaltadas, você vai mexer na bolsa e... borra! Pingue uma gotinha de removedor sobre a unha para diluir a parte borrada e arrume delicadamente com um pincel de esmalte limpo com removedor. Depois da manicure, use um spray secante ou top coat (cobertura fnalizadora), que aceleram a secagem, e espere um pouco para secar. Se você é do tipo que não para quieta, pode apelar para um produto inovador: os protetores individuais de unhas. Eles parecem uma viseira em cada dedo e ajudam a deixar o esmalte intacto até secar. 

6. Quebrou: Dá para resolver!

Dá uma raiva danada quando você deixa a unha chegar ao tamanho sonhado e... ela quebra! Calma, não é preciso cortar todas bem curtinhas ou mascarar o problema com aquele curativo feio. Para resolver a questão, primeiro tire todo o esmalte. Corte um pequeno pedaço de papel higiênico e fixe-o sobre a parte quebrada da unha usando cola de unha postiça (ou uma supercola, que serve para quase tudo). Ao secar, lixe para o remendo ficar na mesma altura do resto da unha. Em seguida, basta passar o seu esmalte preferido. Você pode até usar removedores à vontade, sem problema. 

Dica: Na falta de cola, aplique uma base. Faça tudo da mesma forma, só que, com a base, a duração não será tão longa. 

Kit resgate: Pedaço de papel higiênico + Cola de unha postiça ou supercola + lixa de unha + esmalte 

7. 
Quando não é emergência
Unhas que quebram facilmente, têm manchas que não somem ou qualquer outro sintoma persistente, podem ser sinal de algum problema de saúde, como alterações no fígado. Nesse caso, procure um médico. Mas, às vezes, a solução é simples. Veja o que fazer com unhas que estão... 

Manchadas
Alguns cosméticos, como filtro solar e óleo bronzeador, podem deixar o esmalte mais escuro e até amarelado. Fuja do contratempo protegendo a cor com um top coat. Agora que você já sabe o que pode acontecer, quando for tomar sol, opte pelas cores mais escuras.

Amareladas
Já para as manchas que fcam nas unhas depois que o esmalte escuro é retirado, a saída está na base. Aplique sempre uma ou duas camadas antes de esmaltar.

Quebradiças
Vários fatores podem fazer as garras quebrarem facilmente, como problemas de saúde e o uso frequente de detergentes sem luvas. Para deixá-las mais fortes, siga as dicas:

· Pare de tirar as cutículas, apenas hidrate a região. Além de a pelinha servir como proteção natural, o atrito do alicate na unha pode danifcá-la.

· Procure manter as unhas no tamanho médio e com pontas arredondadas. Quanto maiores elas forem, mais facilmente podem quebrar. Já o formato é uma alternativa para evitar que a pontinha acabe lascando.

0 comentários:

Postar um comentário