sexta-feira, 21 de junho de 2013

Os motivos pelo qual devemos ir às ruas

Lembro-me que há alguns anos atrás, quando eu ainda tinha aulas de história no colégio, eu e muitos de meus colegas nos indignávamos quando o assunto era Brasil. A maioria das aulas que subjetivavam o progresso do Brasil desde a extinção da monarquia constitucional brasileira até hoje, geravam polêmica. E a ditadura militar era a maior delas. Eu acho que era porque nós, os jovens considerados "o futuro do Brasil", não conseguíamos imaginar um país tão reprimido e sem liberdade como fora o Brasil após o golpe militar de 1964 até meados da década de 80. Meu avô por parte de mãe era militar, e por obrigação, não era aceitável que discordasse das condições ditatoriais, já que tinha uma mulher e 9 crianças em casa para sustentar. Mas ele era um cara tranquilo, que nunca concordara com esse tipo de comportamento por parte do Exército. O meu outro avô, por parte de pai, era comunista. Vejam só, sou descendente de dois opostos brasileiros. Ele era político também. Deputado, para ser exata, e como aprendemos nos livros de história, tudo o que era contrário à ditadura era cassado. Com o meu avô não foi diferente.
Graças a Deus os dois sobreviveram para contar história e serviram de inspiração para mim, principalmente agora no momento em que nos encontramos em meio essa assustadora e correta onda de manifestações. Eles dariam tudo para ver isso. E como muitos outros vovôs que um dia idealizaram o dia em que o país finalmente se levantou e exigiu seus direitos. 
O gigante acordou sim! E espero que não "deite eternamente em berço esplêndido" tão cedo. Tudo o que está acontecendo no Brasil tem o meu total apoio. Me lembra um pouco das Diretas Já em 1984 e dos Caras-pintadas em 1992. 
Quer dizer, nossos pais foram às ruas também reivindicar os direitos deles para garantir um país melhor para todos nós e, de fato, conseguiram. O resto dos nossos problemas é por maioria, culpa do Governo. 

Alguns motivos para se revoltar:

1. Não são só 20 centavos.
As manifestações que ocorreram durante essa semana tiveram vários objetivos. Muita gente abriu a boca pra falar: são só por 20 centavos. Não! Não é só por causa de 20 centavos. Os 20 centavos foi o estopim para que a indignação geral acontecesse. E 20 centavos fazem muita diferença no dia-a-dia de pessoas que lutam arduamente para conseguir arroz e feijão. A gente já paga passagem de ônibus cara pra caramba pra depois ter um aumento desses e sem NENHUMA melhoria que seja no transporte público? Cadê o nosso retorno? Cadê os nossos impostos? Vão tudo pro bolso desses políticos corruptos, me perdoem o termo, de merda? 

2. Não à PEC 37.
 E pra que diabos inventaram a PEC 37 mesmo? Qual o objetivo de limitar as investigações criminais apenas para as polícias federais e civis? Pensei que o papel do Ministério Público fosse cuidar do patrimônio geral do país, incluindo os problemas da sociedade civil. 

3. Saída de Renan Calheiros da presidência do Congresso Nacional. 
A principal função do Congresso está relacionada com a criação e modificação de leis, desde que sancionada pelo Presidente da República. Entre essas atribuições estão também autorizados a fiscalizar o cumprimento das leis federais e regimento interno para o bom funcionamento do congresso nacional. De forma simplificada, o congresso nacional representa o povo Brasileiro quanto ao interesse nacional e para aplicação dos recursos públicos, exercendo atividades que viabilizem a vontade da população. Mas falando sério, quem quer o Renan Calheiros representando os interesses do povo brasileiro? Em 2007, o cara traiu a esposa e teve um filho com a amante (só pra começar com a babaquice). Depois foi comprovado o envolvimento do mesmo em compras de empresas no nome de laranjas. Teve ganho com tráfico de influência (pra quem não sabe, tráfico de influência é o ato de uma autoridade se aproveitar da sua posição para adquirir benefícios encima disso) na compra de fábricas de refrigerante. Ainda houve desvio de verba pública, uso de notas fiscais falsas, empresas fantasmas entre outros. Houve a cassação mas por um motivo misterioso e mágico, Renan Calheiros foi absolvido de TODAS, ênfase, TODAS as acusações. 

4. Investigação das obras dos Estádios da COPA.
Nada contra o evento em si. Nada contra a FIFA e muito menos contra o futebol. Eu adoro assistir aos jogos e torço fervorosamente! Adoro ver os jogos da seleção. E fico feliz em ver o estádio tão bonito como está o Castelão (Em Fortaleza). Mas o orçamento inicial feito pelo Ministério do Esporte foi de 5 bilhões na construção/reforma de todos os estádios-sede da Copa das Confederações e Copa do Mundo. Mais uma vez, misteriosamente, o orçamento durante as obras passou de 5 bilhões para 7 bilhões de reais este ano. E tudo com o dinheiro público através de incentivos, financiamentos, subsídios e doações de terrenos. Além disso, muitas pessoas estão sendo expulsas de suas casas, nas proximidades dos estádios, para dar espaço à esses eventos. Sem nenhum ganho ou mínimo consentimento desses moradores. Na minha humilde opinião, nada disso é realmente necessário para que se realize uma boa Copa ou Olimpíadas. É um investimento que nos beneficia sim, mas não é a nossa prioridade. Antes de querer melhorar o campo, é preciso melhorar as escolas, a segurança e a saúde. Não apenas maquiar o país. 

5. Lei que torne a corrupção como crime hediondo.
Não é preciso comentar muito este tópico para fazer você entender que seja talvez o principal. Imagine que o Brasil acordou. O povo foi às ruas reivindicar os seus direitos. Várias capitais brasileiras foram palco de uma união quase que total de seus habitantes, que buscavam objetivos similares e em principal, a educação. Em Brasília, 40 mil pessoas se reuniram para protestar em frente à Esplanada dos Ministérios apresentando seus principais motivos. A então presidente Dilma, ouve e discute TODOS os motivos com atenção, afinal, o interesse é quase que unânime no país. A lei da corrupção é sancionada, várias investigações são iniciadas e FINALMENTE todos os políticos corruptos seriam retirados dos seus cargos e presos. O dinheiro público seria direcionado para os interesses públicos e administrados por políticos honestos. IMAGINA que sonho maravilhoso! Felizmente, metade já aconteceu. Falta a outra metade, que seria a parte principal, a lei ser sancionada.

6. Não à cura gay.
Curta e grossa: porque não precisa curar o que não é doença.

7. EDUCAÇÃO. 

8. SAÚDE. 

9. SEGURANÇA. 

E esses são os principais motivos pelo qual devemos ir às ruas e continuar protestando. Claro, sem violência e vandalismo. Não é necessário causar a discórdia, enfrentar a polícia, sair por ai quebrando tudo, jogando coisas nas Assembleias e Palácios-sede do governo, para deixar claro o que nós queremos. Quem usa a violência já perde a total razão. Sejam vândalos ou até mesmo os policiais. Portanto, sem vandalismo, sem violência. Vamos às ruas de coração aberto, da forma mais pacífica possível para não perdemos a razão. Vamos juntos lutar por um Brasil melhor para todos. #vemprarua #vempraruafortaleza #changebrazil 

0 comentários:

Postar um comentário