domingo, 13 de março de 2011

segundo plano

Há muitas coisas que me fazem perguntar a mim mesma se valem a pena. Você luta, sofre, chora e de repente descobre que tudo foi em vão. Tempo mal gasto, um desperdício. Você passa anos tentando construir um prédio, prepara tijolo por tijolo, cimento, ferramentas. Depois de um tempo aparece uma escavadeira e o destrói todo como se não tivesse significado nada nem representado nenhum esforço. Ou quando você está na praia quando criança, passa horas fazendo um castelinho de areia. Usa pá, brinquedos, suja-se todo para no final alguém vir e pisá-lo. Muita gente não valoriza o que os outros tem de melhor pra oferecer. Fingem não perceber quem vale a pena estar perto ou até mesmo não percebem por falta de interesse e atenção. Você até quer fazer as coisas melhorar, se dispõe a começar do zero e acaba sendo iludido. Você se expõe à situações ridículas só para poder ter aquilo de volta e percebe da pior maneira que não era bem aquilo que você imaginava. Acabamos sem valorizar o nosso próprio sacrifício olhando para o dos outros. Não vale a pena. Não vale a pena deixar de agir do seu modo para poder agradar o outro. Despediçar o seu tempo quando você sabe que no final das contas não terá retorno. Vale a pena aquilo que te dá retorno. Não é egoísmo. Não é altruísmo.  É apenas valorizar aquilo que se tem. Prometi a mim mesma nunca mais me submeter a situações que não me agradam. Não pretendo deixar de me fazer bem para fazer bem aos outros. Só quando REALMENTE valer a pena, quando for por amor. E são poucos aqueles por quem eu me arriscaria para conseguir um sorriso. Juro que não aturo mais ser o seu segundo plano.

0 comentários:

Postar um comentário