sábado, 16 de abril de 2011

Hakuna matata


Acho que todos nós quando éramos crianças assistimos "O Rei Leão". Eu pelo menos era e ainda sou apaixonada por todos os clássicos da Disney, principalmente esse. Hoje lembrei da frase mais famosa do filme e que ficou na cabeça das crianças de todo o mundo: Hakuna Matata. Já me matei de ouvir em português, inglês, italiano, japonês e em nenhuma das versões escutá-la se torna cansativo. A diferença é que há muitos anos atrás eu assistia e ria e me divertia da mesma forma que faço hoje , porém, não compreendia a mensagem a ser transmitida. "Hakuna Matata" é uma frase da língua suaíli (falada pelo Quênia, Uganda e Tanzânia) que significa "sem problemas". Em inglês "it means no worries for the rest of your days", em português "os seus problemas você deve esquecer", em italiano "senza pensieri la tua vita sará" o que no final das contas quer dizer a mesma coisa. E se pararmos pra pensar, chega a ser uma filosofia de vida que deve ser levada da infância adiante. É preciso parar de se preocupar com tantos problemas e deixá-los fluir naturalmente que tudo se resolverá. Se libertar do que te prende e levantar cada vez mais forte sempre que cair. Superar tudo o que te afeta e aproveitar ao máximo o que te transmite paz, o que te faz rir, o que te faz bem. Cuidar de quem acalma o teu coração e acreditar que podemos melhorar. Hakuna Matata pra todos vocês! (:

0 comentários:

Postar um comentário