domingo, 4 de agosto de 2013

Destinos inusitados: Bali


Eu sempre gostei de viajar para lugares novos e sou fascinada pelos destinos inusitados, com culturas diferentes, uma língua desconhecida e praias exóticas. Depois que eu assisti ao filme "Comer, rezar e amar"; descobri que Bali (Indonésia) é um desses lugares incríveis que eu, definitivamente, devo conhecer algum dia.
Bali é uma das 13 mil ilhas da Indonésia e a província desse país. A ilha abriga quase totalidade da população hindu da Indonésia e é o principal destino turístico do país. O idioma é uma língua malaio-polinesa falada apenas pelos nativos, porém, há um segundo idioma, o indonésio. A ilha possui manifestações culturais como danças, esculturas, pinturas, feiras de artesanatos, frutas e músicas. 




O local é um paraíso natural muito bem conservado pelos balineses. As praias com seus cenários tranquilos são o que mais chama atenção dos turistas que visitam a ilha de Bali. O contato com a natureza nos deixa mais propensos ao amor e a espiritualidade. A população de Bali aparenta ser alegre e bem acolhedora. 



A culinária, tal como acontece em outros países asiáticos, se caracteriza pela presença de sabores intensos e pelo uso habitual de especiarias. E por outro detalhe importante: o protagonismo que desempenha um único ingrediente: o arroz (nasi), um dos pilares da economia da ilha. O prato típico mais conhecido é o chamado Jimbaran, uma espécie de peixe frito com temperos. O melhor restaurante balinês se chama Fair Warung Balé, na vila de Ubud.



Ir para Bali e não conhecer os templos seria quase um pecado. Apesar de serem longes da cidade, existem companhias de transporte que oferecem pacotes para levarem os turistas até lá. Deve valer muito a pena pois é praticamente uma aula sobre a cultura, arte e arquitetura da ilha. Os templos mais famosos são  os de Tanah Lot, Uluwatu, o templo de Sangeh (ao lado da floresta dos macacos) e o templo de Besakih, aos pés de um vulcão.



Para quem gosta de surfar ou de praticar esportes na água como o mergulho, a melhor praia a se visitar se chama Balangan. Bali consegue aliar bons mergulhos com atividades também fora d´água. A felicidade dos surfistas que chegam a Bali é contagiante!


Assistir uma dança é outra sugestão a se considerar. Não se trata de qualquer dança, é praticamente um espetáculo. Eles combinam boa música, coreografia e um belíssimo figurino. A dança do Barong é a mais procurada e é apresentada em diferentes lugares. Visitar a vila dos artesãos também não pode ficar fora do roteiro. A ilha reúne um grande número de artesãos em vilas. Na vila de Ubud ficam os pintores. A vila de Celuk é a vila dos artesãos que trabalham com prata. Os mais procurados são os artesãos que fazem esculturas em madeira. Cada uma mais impressionante que a outra.



É impossível descrever a real beleza de Bali. Eu nunca fui, mas garanto que a Indonésia está na minha lista de próximos lugares a visitar. A beleza e a rica cultura balinesa é um destino inusitado que vale a pena!

0 comentários:

Postar um comentário