quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Metas para 2014


Os planos no início do ano são muitos, mas para transformá-los em realidade é preciso mais do que sonhar. Como este final de ano foi um pouco corrido pra mim, acabei não tendo tempo para me dedicar ao blog e a minha paixão pelas palavras. Mas sou adepta a filosofia "nunca é tarde" e por isso estou aqui! 
O ano de 2014 chegou, empurrou o ano de 2013 para o passado e veio avisando que também será tão maravilhoso quanto. Fazendo uma pequena retrospectiva: 2013 foi um ano de muitas conquistas e boas lembranças, um ano de mudanças e de, graças a Deus, muitas bençãos e aprendizados na minha vida. Pude aproveitar minha família indo a Brasília mais do que uma vez, reencontrei amigos importantes, conheci pessoas novas, viajei para lugares desconhecidos e me engajei de vez na área de Comércio Exterior com o estágio que consegui. Tudo isso graças as pessoas que me apoiaram, Deus e a minha própria força de vontade. E é disso que vamos falar agora!
Sempre que começa o ano, eu (e todo mundo) escrevo em um papel todas as metas que desejo alcançar. Neste novo ano, fiz o mesmo de sempre. Tudo bem que metas como "estudar mais" ou "emagrecer" talvez nunca saiam do papel mas ao menos a maioria de meus objetivos são alcançados com dedicação e aquele bom e velho tapa na preguiça.
Baseada nas experiências do ano anterior, cheguei a conclusão de que quando mais detalhados são os nossos planejamentos, mais fácil de executá-los com prontidão. E ai vai a primeira meta do ano: ser mais objetiva. Tudo tem que ter um: o que, como, porquê e quando. Não adianta dizer que quer emagrecer. É necessário estabelecer quantos quilos pretendo perder, em que mês vai começar a se exercitar, qual será a rotina de atividade física, qual será o cardápio diário e correr atrás dos seus objetivos. Toda meta requer foco e um bom planejamento, para saber ao certo quais ações devem ser aplicadas para que o objetivo não se perca na rotina durante o ano. Não adianta dizer que quer aprender algo diferente se não são dedicadas horas de prática. Coloque prazos realistas, se não sua meta vira apenas um sonho ou você acaba desistindo e se sentindo frustrada por não ter conseguido alcançá-la. Sempre digo que devemos ter uma meta a curto e outra a longo prazo. A meta a curto prazo mantém você motivada até alcançar sua meta a longo prazo. Pense sempre na conquista! Com a mudança dos seus hábitos, pense no quanto você vai ganhar com isso, ao invés de pensar no que vai perder. Sinta hoje a alegria da vitória que você terá quando atingir sua meta. 



Os meus três principais objetivos são:

1. Praticar hábitos mais saudáveis: alimentação e exercícios.

A primeira meta é aquela que quase nunca sai do papel rsrs. Este ano PROMETO me esforçar e melhorar meus hábitos alimentares. Não é necessário fazer uma dieta radical e deixar de comer aqueles delicinhas de vez em quando. O importante não é a privação, e sim saber escolher o que comer e comer direitinho na hora certa. O certo é comer de 3 em 3 horas com café da manhã reforçado e almoço colorido com saladas, peito de frango, arroz, feijão, carnes e o mínimo de fritura possível. Eu posso até não me exercitar tanto quanto deveria e de vez em quando escapar para as junk foods, mas durante a semana tento manter minha alimentação controlada. 
Outra boa dica é beber bastante água! Eu me esqueço de beber água durante o dia (péssimo hábito) mas não faça como eu. A água é essencial no processo de emagrecimento. O consumo regular e diário ajuda na eliminação de toxinas através da urina e das fezes, permitindo que o organismo equilibre suas funções. Além disso, o organismo pode confundir fome com sede. Quando sentir aquela “ fominha” no meio da tarde, beba um copo de água antes de comer, assim você se sentirá saciada por mais tempo. A água também evita que o organismo retenha o sódio, grande responsável pelo desconforto do inchaço.
Em relação aos exercícios, eu havia comentado antes no post "Vamos correr? Dicas para quem quer começar!" que eu corria há algum tempo atrás e parei. Este ano eu pretendo voltar.

2. Bem-estar.
Bem-estar está diretamente relacionado com tudo o que eu citei no tópico acima. É o domínio da saúde mental e física, com a sensação de pleno domínio das suas capacidades, motivação, auto-satisfação e auto-confiança. Identifique e cultive os seus prazeres. Os meus por exemplo são: ler, escrever, cantar, tocar violão, assistir filmes e etc. A sensação de prazer por fazer algo que se gosta é a base do bem-estar. Procure descobrir formas desconhecidas de prazer, pratique atividades diferentes das que você costuma fazer. Entre em sintonia com a natureza e tudo o que estiver a sua volta. Tenha sempre atitudes positivas e aprenda a lidar com a ansiedade.

3. Viagem.
Viagem é a palavra que mais me define. Tudo o que eu faço ou planejo gira 
em torno de algum projeto de viagem. Agradeço muito a Deus (e a minha querida mamãe) por ter tido a oportunidade de ter dado algumas "voltinhas" por aí. Este ano estou cheia de planos para as férias, feriados e etc. Estou arrecadando tudo o que posso para poder pegar o próximo avião para o primeiro lugar diferente que eu ver. Se eu pudesse, viveria em cada cantinho do mundo. Então, o último e mais importante objetivo do ano é: viajar <3.

Espero que o ano de 2014 seja de muitas realizações para vocês!

0 comentários:

Postar um comentário